domingo, 6 de novembro de 2016
Aplicações do raciocínio dedutivo e indutivo
Aplicações do Raciocínio dedutivo
Quando alguém vai a uma consulta medica e o medico pergunta o que sente? O doente expõe ao medico um conjunto de sinais que o medico a prior já possui um conhecimento geral sobre tais sintomas. Exemplo se alguém diz que doe lhe a cabeça, articulações e sente frio. O medico sabe que “ toda pessoa que sofre de tais sintomas provavelmente tem doença X “. Então o medico apenas pede um teste laboratorial para confirmar a suspeita.
Podemos dizer que o pensamento dedutivo não traz novidade apenas confirma o que já se sabe, mas ele facilita a resolução de problemas concretos com base em leis gerais já estabelecidas. Imagine se o medico não conhecesse os sintomas ou características duma dada doença, isso dificultaria a solução de cada caso particular que ocorresse. Mas como já existem as regras gerais isso facilita a confirmação ou não da suspeita.
Outro exemplo: F(X)=4x +2 Esta é uma formula geral que vai gerar todos elementos do conjunto F. Agora podemos confirmar se 6 é elemento do conjunto F ou não. Sabe se que tal verifica-se pelos cálculos e o valor de x e 1.
Aplicações do Raciocínio indutivo
Este e um instrumento que a ciência usa para realizar pesquisa e trazer descobertas que podem ser generalizadas, como vimos o raciocínio dedutivo confirma apenas nos particulares o que já se sabe do conjunto, sendo pobre em novidade e rico em soluções especificas do que já se sabe. Como já foi explicado para se encontrar um novo conjunto de pertença basta mudar o contexto ou o olhar sobre o nosso objecto de estudo, assim a característica atribuída a um ou mais particulares poderá ser generalizada para todo conjunto fornecido pelo contexto. O pensamento indutivo busca interpretar os dados e factos com base em olhares , é nisso que ele traz muitas vezes novidades em coisas anteriormente ignoradas. O raciocínio indutivo é ampliativo procura verificar se o que ocorre em um ou alguns ocorre com todos numa dada situação ou contexto e visa por fim prever com segurança e facilitar a solução de casos particulares.
Parruque, Aurelio Milione. www.reflexao5.blogspot.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário