domingo, 6 de novembro de 2016
contexto e raciocínio indutivo
A questão do contexto no raciocínio indutivo
O contexto neste estudo é tomado como o ângulo, perspectiva ou por outra o olhar sobre o nosso objecto de estudo.
O objecto de estudo é o aspecto de um assunto que nos interessa defender, estudar , provar ou desenvolver . Para uma melhor compreensão do que é o objecto de estudo vamos recuar um pouco para estabelecer a distinção entre tema e assunto. O assunto pode ser definido como qualquer realidade existente ou percebida. Em outros termos todo ser seja ele concreto ou abstracto é a realidade. Exemplo: pedra, cão, saudade, saúde, economia, administração, pessoa, são seres em volta dos quais podemos fazer um estudo, uma analise, etc. o tema é o assunto delimitado, recortado no tempo, espaço, aspecto e objecto de estudo.
Todavia os seres contem diversos aspectos ou seja a extensão dos aspectos de um assunto é em regra elevada e não é possível abranger todos num estudo. A titulo de exemplo se falarmos do álcool , podemos nos interessar por um dos seguintes aspectos: a sua produção, o consumo ou a comercialização .
Estes aspectos são considerados campo problemático inicial, cabendo depois disso colocar o problema, esse problema é que traz consigo o objecto de estudo.
Exemplo: Contribuição da produção do álcool . Notou o objecto de estudo será a contribuição da produção.
Agora falta nos delimitarmos o contexto ou seja “o olhar“ sobre qual analisaremos ou estudaremos o nosso objecto de estudo.
Em que contexto estudaremos tal contribuição da produção? Será económico?(procurando evidenciar a forma como a produção do álcool vem contribuindo para economia deste o tempo x a tempo y), Sociológico(procurando evidenciar a forma como aumento da produção do álcool vem contribuindo para o aumento da delinquência juvenil deste o tempo x a tempo y)), etc.
Parruque, Aurelio Milione. www.reflexao5.blogspot.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário